terça-feira, 7 de junho de 2011

Noção

Esta semana disseram-me "fartas-te das coisas com muita facilidade". Em parte é verdade. Não sou muito de rotinas, não gosto de me acomodar às coisas só porque sim e muito menos faço "fretes". Ou gosto e faço, ou não gosto e o empenho não é o mesmo!
Tenho a noção que o Mundo gira muito menos à nossa volta do que imaginamos. Hoje por exemplo, tive uma palestra na faculdade, empenhei-me quanto pude para que da minha parte corresse tudo bem, sem "fretes" e correu muito bem, a meu ver.Retirei de lá grandes conhecimentos. E para mim, desviando um pouco o assunto ( que irei abordar mais à frente no blog ) o conhecimento como se costuma dizer "não ocupa lugar", e a formação contínua é de extrema importância... Voltando atrás... Lá estive na palestra desde as 9h da manhã até sensivelmente às 13h30, e não foi "frete" estava ali porque queria, estava ali porque era acima de tudo uma responsabilidade. Depois da palestra acabar, vim para casa, almocei algo muito rápido e convidei uma colega a ir tomar café comigo e lá fomos. E fiz aquilo que adoro: falar, falar de tudo. Falámos dos jovens estudantes e das suas expectativas, falámos de julgamentos em tribunais, falamos sobre os acessos, ou desculpem... a falta de acessos para pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas... Enfim, mais uma rica conversa e conversa rica. São de facto assuntos que não têm directamente um elo de ligação comigo, mas há que ter a noção de que o Mundo não gira à nossa volta e nada é garantido. E cada vez mais gosto da pessoa independente que me estou a tornar, em termos de saber que tenho 24h para fazer tudo aquilo que tenho para fazer... trabalhos, pensar em projectos, lazer, e convívio. E só consigo cumprir os 2 últimos se tiver tudo organizado em termos de trabalhos e ideias organizadas, e estando em modo off. A noção de que tenho da minha vida de estudante hoje não é a mesma que à 3 anos atrás. Estou à 5 anos a estudar Turismo e só me consigo neste momento a trabalhar nesta área. Tenho perfeita noção de como está o mercado de trabalho nesta área, porque me vou informando e não é preciso muita informação para saber que de facto está mau em todos os sectores. A noção de que tenho da minha prolongada estadia no Porto é completamente outra. Tenho os meus objectivos muito bem estabelecidos e completamente por ordem de prioridade. Acabar o curso, arranjar um trabalho e fazer vida, ou fazer-me à vida. E todos os dias invisto de uma forma ou de outra para que isso aconteça. Abdico talvez de tardes livres numa esplanada porque tenho noção que se eu quero se eu arrisco é por decisão própria, responsabilidade apenas e só minha e só depois de ver resultados é que ficarei descansada. Até lá a minha noção de investir em coisas produtivas não vai mudar, sejam elas conversas produtivas, locais produtivos, palestras produtivas, o que for.
O Mundo vai mais além do que aquilo que podemos imaginar... e eu vou tendo a noção disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário